Topo Circuito.png
Logo-Circuito Exu.png

Nos últimos três anos (2017, 2018 e 2019), desenvolvemos projetos que possuem como foco a cultura afro-brasileira, tomando como ênfase a lei 10.639, que torna obrigatório o ensino das culturas negras e afro-brasileiras na escola. Estes projetos estão disponíveis no site: www.acabaca.com.br.

O Circuito EXU: cultura afro-brasileira em circulação, surge do desejo e da necessidade de circulação e comunicação destes projetos para Uberlândia e cidades da região, como Uberaba, Patos de Minas, Monte Carmelo e Ituiutaba.
A proposta de circuito ganhou o nome de EXU pois esta é uma importante divindade (orixá) da cultura afro-brasileira relacionado com a essência da dinâmica, do movimento, do trânsito e da comunicação.

Estabelecendo parcerias internas e externas à UFU, Circuito EXU quer levar para a região a importância da valorização da cultura afro-brasileira, historicamente à margem das instituições educacionais e culturais.

Ficha técnica:

"Circuito Exu" (2019)

Jornalistas: Isley Borges e Nasser Pena
Registros: Cleber Couto - Mídia Ninja
Designer Gráfico: Carlos Gabriel Ferreira

Feed-02.png
Feed-03.png

Uberaba - 9 de nov. 2019 - UFTM

Quem recebeu o Circuito EXU em Uberaba foi a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Fizemos a exibição do documentário "Cantigas de orixá" e dialogamos sobre a musicalidade da religiosidade afro-brasileira. O encontro ocorreu no auditório Safira, no dia 14 de dezembro, às 16h.

Ituiutaba - 23 de nov. 2019 - Ilê Alaketu Ijoba

Quem recebeu o Circuito EXU em Ituiutaba foi o Ilè Alaketu Ijobá Asè Oya e Ogun. Fizemos uma roda de conversa com todos/as os/as interessados/as na cultura afro-brasileira, apresentando os projetos desenvolvidos e hospedados no site A Cabaça. O nosso encontro foi no dia 23 de novembro de 2019, sábado, às 16h, no ilè de Babá Renato, liderança religiosa do candomblé na cidade.

Patos de Minas - 29 de nov. 2019 - Museu Municipal

Quem recebeu o Circuito EXU em Patos de Minas foi o Museu Municipal Casa Olegário Maciel. Fizemos a exibição do curta-metragem ALÁFIA: fé e (in)tolerância e debatemos o tema intolerância religiosa. Isso ocorreu no dia 29 de novembro de 2019, às 19h.

Monte Carmelo -  7 de dez. 2019 - Polivalente

Quem recebeu o Circuito EXU em Monte Carmelo foi a Escola Estadual Professor Vicente Lopes Peres (Polivalente). Fizemos uma roda de conversa sobre todos os projetos de cultura afro-brasileira desenvolvidos pela equipe A Cabaça. O encontro foi no dia 07 de dezembro, às 10h.

Uberlândia - 12 de dez. 2019 - Parque do Sabiá

Em Uberlândia, CIRCUITO EXU foi uma atividade de contrapartida social do projeto "Candomblé em Crônicas", financiado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC) de Uberlândia (convênio 070/2019). Fizemos uma trilha interpretativa no espaço do Parque do Sabiá, no dia 15 de novembro de 2019, às 16h. relacionando as ambiências da localidade às essencialidades das divindades (orixás) da cultura afro-brasileira. A atividade também compôs o roteiro do projeto "Circuito EXU: cultura afro-brasileira em circulação", aprovado no edital PIAC-Estudatil.