O I DIÁLOGOS SOBRE ESPAÇO E CULTURA é um evento compreensivo e multidisciplinar desenvolvido no âmbito de edital da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC) e Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). São parceiros do evento o Centro Cultural Orè - Egbé Ilè Ifá (CECORÈ) e o Museu Universitário de Arte da UFU (MUnA). São cinco conferências especiais, que ocorreram entre os meses de outubro e dezembro de 2017, no auditório do MUnA, ministradas por professores e pesquisadores de renome nacional:


Dr. Roberto Camargos (UFU)
Historiador e filmmaker. Tem interesse por  questões relacionadas à cultura popular e pelo que acontece nas bordas das cidades. Escreveu Rap e política (Boitempo, 2015) e dirigiu os documentários É o fluxo (CentelhaFilmes/Nóis, 2014) e Vidas Cruzadas (Nóis, 2017).

Antigamente quilombo, hoje periferia: identidade e território


Prof. Dr. Adalberto Paranhos (UFU)
Mestre em Ciência Política pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) em 1997. Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 2005. Realizou estágio pós-doutoral em Música da Unicamp, entre 2014 e 2015, sob a supervisão de José Roberto Zan. Professor associado da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual atua nos cursos de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais, no Programa de Pós-graduação em História e na graduação em Música. Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq.

O samba carioca e a malandragem: desafinando o coro dos contentes


Prof Dr. Gerson de Sousa
Mestre (2003) e doutor (2008) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo. Desenvolve pesquisa nas áreas de Teorias da Comunicação, Cultura Popular, Memória e Velhice. Desde novembro de 2009 é professor adjunto do curso de Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), desde 2013 integra o quadro de docentes do programa de Pós-graduação em Tecnologia, Comunicação e Educação - Mestrado Profissional da Faculdade de Educação UFU.

Temporalidades como dilemas na memória: a religiosidade no espaço da comunicação


Profª. Drª. Lilian Reichert (Universidade Federal do Sul da Bahia – UFSB)
Graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestre em Estudos Literários pela UNESP-Araraquara (2000) e doutora em Letras (Literatura Contemporânea) pela Universidade Federal da Bahia (2009). Atua como docente no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Campus Paulo Freire. Participa do Programa de Pós-Graduação em Estado e Sociedade, da UFSB. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Aquilo que brilha vê: espaço, memória e política na literatura contemporânea


Prof. Dr. José Guilherme Magnani (Universidade Federal de São Paulo)
Professor Titular do Departamento de Antropologia da FFLCH da USP, Pesquisador nivel 1-B (CNPQ). É mestre em Sociologia pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (FLACSO/CHILE), concluiu o doutorado em Ciências Humanas (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo em 1982, defendeu tese de Livre-Docência em 2010 e de Titular em 2012 nessa Universidade. É coordenador do Laboratório do Núcleo de Antropologia Urbana da USP (Lab/NAU/USP), de sua revista eletrônica PONTO.URBE e da coleção "Antropologia Hoje" Nau/Editora Terceiro Nome.

Espaço e cultura: poéticas da tessitura da cidade

 

Noites do Diálogo