Detalhes site.png

Um coletivo de pesquisadores, artistas, produtores culturais e entusiastas da cultura em diálogo com a ancestralidade.

Buzio.png
Foto - Nasser.png

Nasser Pena

 

Escritor, produtor cultural e estudante de jornalismo pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É dofonitinho de Airá e folha da árvore ancestral. Busca criar, experimentar, mas sempre respeitando as trilhas abertas por seus mais velhos.

  • Facebook
  • Instagram
Foto - Isley.png

Isley Borges

 

Jornalista da ADUFU Seção Sindical, pesquisador e produtor cultural. Doutorando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia. Filho do Ilê Ebgé Ifá  e Membro do Centro Cultural Oré. Descobre a cultura afro-brasileira todos os dias, e se encanta por ela.

  • Facebook
  • Instagram

Idealizadores

Traço-branco.png

Coletivo

Foto de Iya.png

Ìyáloriṣà Cristina Ifatoki

Artista Plástica (IARTE) e Professora Especialista em Cultura Africana, Cultura Afro-brasileira e Educação para as relações étnico-raciais e Educação em Direitos Humanos (FACED), pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É ìyálòrìṣà e arte-educadora no Centro Cultural Orè – Egbé Ilè Ifá (CECORÈ), em Uberlândia – MG. Atua em diversas comissões, projetos e espaços deliberativos sobre a cultura afro-brasileira. É Articuladora Política de Minas Gerais no Coletivo de Entidades Negras (CEN).

Foto de Andrea.png

Andréa Letícia Carvalho Guimarães 
Egbomi do Ilê Egbé Ifá, Secretária Geral do Centro Cultural Oré, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Brasília, Professora e Advogada atuante em Direitos Humanos,  especialmente, liberdade religiosa e proteção aos povos e comunidades tradicionais de matriz africana. Foi consultora da Unesco em 2017 no Projeto de Fortalecimento dos Comitês em Defesa do Respeito à Diversidade Religiosa no Brasil.

Foto Carlos.png

Carlos Gabriel Ferreira

Comunicólogo e, por a aventura, designer gráfico. Mestre em Tecnologias, Comunicação e Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

Buzio.png
Cleber.png

Cleber do Couto Freitas Junior

Mestre em Estado, Governo e Políticas Públicas pela Faculdade Latino Americana de Ciência Sociais FLACSO/Brasil (2020). Especialista em Gestão Estratégica em Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Campinas Unicamp (2016). Graduado em História pela Universidade Federal de Uberlândia UFU (2014). Desenvolve pesquisas sobre cultura e políticas públicas.

Josy Souza.png

Josy Souza

Geógrafa. Professora. Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Pesquisadora no Laboratório de Estudos de Gênero, Étnico-Raciais e Espacialidades (LaGente/UFG), a partir de diálogos com o pensamento feminista negro. Abiã do Ilê Ebgé Ifá.

Luciana.png

Luciana Nunes Pinto

Professora graduada em Letras, com especialização em linguística aplicada. Pós graduada em neuropedagogia e educação infantil. Coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Catalão, Goiás.

Raissa.png

Raissa Dantas

Jornalista, mãe e eterna buscadora. Atualmente realiza estudos sobre parentalidade, terapias integrativas e antroposofia. Produtora cultural há mais de uma década, acredita que através do acesso, democratização e valorização das culturas e saberes através dos povos e territórios, será possível constituir uma sociedade genuinamente de direitos.

Roberto.png

Roberto Camargos

Historiador e filmmaker. Trabalha sobretudo com projetos documentais, videoarte e filmes experimentais. É autor de "rap e política" (Boitempo, 2015) e diretor de "É o fluxo" (Centelha, 2014), "Vidas Cruzadas" (Nóis, 2018), "Memória-monumento" (Nóis, 2018) e "Wagão" (Nóis, 2019). 

Rodrigo.png

Rodrigo Gonzaga

Cientista social, formado na Universidade Federal de Uberlândia (INCIS/UFU) com pesquisa nos subcampos da Ciência Política e Coleta Seletiva. Atualmente é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGARTES) na Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG e é bolsista CAPES/CNPq. É membro do Grupo de Pesquisa LEVE: Laboratório de Estudos e Vivências da Espacialidade (LEVE/CNPq). É educador museal, tendo se qualificado como bolsista de extensão no Museu Universitário de Arte da UFU, o MUnA, atuando na produção, ação Educativa e montagens de exposições.

Foto Thane.png

Thaneressa Silva e Lima 

Artista mineira desenvolve trabalhos no campo da fotografia e do audiovisual a 10 anos, em seus trabalhos investe no registro enquanto vivência buscando uma releitura capaz de possibilitar a liberdade de criação e de expressão de cada individuo dentro da sociedade de forma humana e sutil.

Foto Thiago.png

Thiago A. P. Hoshino

Doutorando em direito pelo PPGD/UFPR. Pesquisador do Núcleo de Constituciobalismo e Democracia/CCONS, do LABÁ - Direito, Espaço e Política e do MALOCA/UNILA - Grupo de Estudos em Arquiteturas e Urbanismos do Sul. Membro da RENAFRO - Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileira e Saúde, filho do Abassá de Xangô e Caboclo Sultão.

Yuji.png

Yuji Kodato

Fotógrafo e realizador audiovisual natural de Uberlândia (MG). Trabalha com fotografia digital e analógica, além da criação de documentários e videoartes. Sua pesquisa se dá principalmente na interseção da fotografia e do vídeo com outros campos artísticos, como o teatro, a música, a performance e a dança. Seus temas centrais são o cotidiano, a paisagem e o corpo em movimento, privilegiando processos e recursos artísticos experimentais.

Buzio.png